Decepcionado; eis o estado de espírito que me assombrou durante o mês de Janeiro.
Porquê?
Porque Janeiro geralmente trás consigo, reflexões e balanços. Janeiro nos obrigar a parar e por momentos olhar para o que passou no ano findo, as metas alcançadas, as realizações, os ganhos e as perdas.
Decepcionado fiquei quando, tal como um balde de água fria a verdade me atingiu, ao parar para contar quantas obras o movimento trouxe para o grande e médio público em 2011. Inclui na contagem, as mixtapes que proliferaram um pouco por toda Angola, fiz uma triagem e cheguei a triste conclusão de que muito pouco fizemos no que tange a divulgação e expansão da nossa música durante 2011.
Houve iniciativas louváveis de realizações de actividades culturais aonde podemos dar grande destaque para os shows; da Lusofonia, do Bob the Rage Sense, do Kid MC, e eventos Quintal do Rap, na Sambda, na Universidade do Hip Hop.
Durante o ano passado cruzei-me ocasionalmente com outros rappers e pude constatar que maioria continua a gravar, continua a guardar a música em casa e dentro do seu circulo, continuamos a trabalhar mantendo tudo no “segredo dos Deuses”, para um dia como por milagre, aparecer e carregar a coroa, sentar no trono e auto-proclamar-se o Rei Supremo detentor das Audiências.
12 anos depois do Hip Hop angolano ter enverdado para a produção independente, ainda não olhamos para música com a seriedade que se exige, não vemos a nossa arte como um produto e que como tal, precisa de ter uma imagem, criar uma marca, promove-la para melhor vende-la e ter especial atenção com a manutenção pôs-venda.
Uma década de experiencia de vida e ainda nos comportamos como putos mimosos, esperando encontrar a papinha feita em cima da mesa. Queremos todos estar no topo mas ninguém quer escalar a montanha para lá chegar.
Shout Out para MadTapes, Dj Soneca, Zona 5, Cérebro, MC K, Cage One e seu Team, Dji Tafinha, X10, Sixkim, big up aos producers e todos aqueles que deram a cara pelo movimento em 2011.
Espero que em 2012, a gente possa orgulhosamente dizer que 2012 VALEU A PENA.
Peace